quarta-feira, 25 de julho de 2012

Liderar, Ser Líder, Exercer Liderança


"Não julgue cada dia pela colheita que você obtém, mas sim pelas sementes que você planta." Robert  Louis Stevenson.


Liderança é o ato de influenciar pessoas de forma coerente a construir e desenvolver objetivos comuns, fazendo com que elas dêem o seu melhor.

Para exercer a liderança é necessário ser diferente para ser igual, ou seja, temos que ser diferentes para conseguir ser igual com todos é ter flexibilidade na diversidade;  isso é `liderar`

Liderar é a capacidade de inspirar seus liderados mesmo nas tarefas mais difíceis e diante das maiores adversidades; obtendo um resultado bom para todos;

Para exercer uma liderança eficaz é necessário comunicar-se na linguagem de quem houve; é fazer uma gestão de expectativas (tanto o líder como o liderado), é preciso conhecer a equipe e saber o que buscam; identificação de cada liderado.

A liderança se caracteriza por ter foco no alvo – tirar um tempo para cada coisa: ouvir, concentrar-se, prestar atenção. Segundo pesquisas o tempo deve ser distribuído da seguinte forma: 20% relacionamento e 80% trabalho. A liderança se caracteriza pela criatividade para que assim seja possível atingir os  objetivos mais rapidamente.

Conceitos:

- Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas (gestão de pessoas) transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.  Liderar não é uma tarefa simples, pelo contrario exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos. Liderar, de uma forma bem clara, pode ser entendido como a gestão eficaz e eficiente das pessoas de uma equipe, para que se atinja os objetivos propostos pela organização.

- Características da Liderança: Integração de grupos; Envolvimento e compromisso do grupo; Compromisso com as metas da organização; Desenvolvimento de habilidades interpessoais (assertividade, empatia, feedback, coaching, etc; Parceria com profissionais competentes; Comemoração de resultados; Análise de novos ângulos; Instigar a criatividade; Preocupação com qualidade de vida; Estimular o trabalho em equipe e Desenvolvimento de potenciais e talentos.

- Desafios e um Líder: Encorajar a cooperação sem, contudo, sufocar o empenho competitivo; Facilitar a tomada de decisão em grupo sem ser indeciso e Encorajar a participação de todos os membros da equipe sem sacrificar a qualidade das decisões.

- Habilidades de um Lider: saber selecionar pessoas; ser criativo; desenvolver pessoas; delegar; administrar conflitos; dar feedbacks; tomar decisões, identificar talentos e adaptar-se a mudanças.

- O Lado Pessoal da Liderança: Fale regularmente com um confidente seu; Se você não tem um mentor, consiga um; Encontre um santuário; Aproveite eventos profissionais e Lembre-se Delegar não é fraqueza.

- Os 9 C´s que um líder deve ter: Curiosidade,  Criatividade, Comunicação, Caráter, Coragem, Convicção, Carisma, Competência e Common Sense (senso comum.).

- Frases de Lideres:

* “O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade.” (Augusto Cury)

* “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.” (Abraham Lincoln)

* “Um líder é alguém que sabe o que quer alcançar e consegue comunicá-lo.” (Margareth Thatcher)

* “Ser líder é com ser uma dama: se você tem que provar que é, então você não é.” (Margareth Thatcher)

* “A função da liderança é produzir mais lideres, não mais seguidores.” (Ralph Nade)

* “Quem não escolhe o árduo caminho da liderança deve ser sábio para escolher a que lider seguir.” (Alfredo Martini Junior)

* "Para um líder, subir em um palco e ser aplaudido não é tão gratificante quanto estar na platéia, aplaudindo as pessoas que ele desenvolveu para estarem lá.” (Alfredo Martini Júnior)

* “Meu alvo não é formar seguidores que resultem em uma multidão. Meu alvo é desenvolver lideres que se transformem em um movimento.” (John C. Maxwell)

* "O líder Nato aprende a ouvir para auxiliar, sem a presunção de resolver.” (Lourdes Catherine)

* “A primeira pessoa que você lidera é a si próprio.” (Jonh C. Maxwell)

 Texto extraído de uma oficina de aprendizado da FGV (adaptado pela autora)

4 comentários:

  1. Bom dia!
    Vim conhecer seu blog e estou seguindo para não perdê-lo de vista...
    Moro em Israel e vim convidá-la pra conhecer meu blog:
    www.israelcompras.com
    Bjks
    Vivi-Israel

    ResponderExcluir
  2. ¡Enhorabuena por el blog!¡Muchas gracias!
    Dios le bendiga.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! God Bles You!