sábado, 11 de julho de 2009

"Paraty" - Cidade Histórica

Paraty está situada numa das maiores baías do país, a baía da Ilha Grande, com 1125 km2. Costuma-se dividi-la em duas partes – a baía de Paraty e a de Angra dos Reis. A costa litorânea de Paraty é bastante recortada. Com extensão aproximada de 180 quilômetros, possui várias enseadas, penínsulas, pontas e ilhas, impedindo a circulação de correntes marítimas. A amplitude média das marés é de 2,0 metros.

Nos locais onde a serra e o mar se encontram, existe, junto a linha d’água, uma faixa de seixos -pedras que rolaram das montanhas - com formas arredondadas devido a ação das ondas. O amontoamento dessas pedras forma tocas onde moram e se escondem peixes, crustáceos e moluscos.

Na parte sul do litoral paratiense, compreendida entre Trindade e o centro histórico, as montanhas da Serra do Mar terminam diretamente no oceano. Nesse trecho o fundo do mar é formado, em sua maior parte, por areia e, a vegetação é a floresta da Mata Atlântica.

Já na parte norte, compreendida entre o centro histórico e a divisa com Angra dos Reis, existe uma planície separando o mar das montanhas. Nesse trecho, as marés mais altas invadem a planície, originando uma vegetação típica de mangue, cujas principais características são os arbustos com raízes altas e o fundo lodoso, rico em mariscos e caranguejos.

Os ventos definem a temperatura e a claridade da água: os ventos sul e sudoeste sujam e esfriam a água, enquanto os de leste e norte, esquentam e limpam a água.

Por ser uma baía fechada, abrigada do mar aberto por várias ilhas e penínsulas, os passeios de barco são sempre agradáveis e seguros. Existem, apenas no município de Paraty, cinquenta e cinco ilhas, dez lajes cujas pontas estão acima do nível d’água e dezessete lajes submersas e mais afastadas da costa.

Vista da Cidade Paraty


Cais - Passeios de Escuna


Ruas Pé de Moleque


Paraty- RJ
09-10/07/2009

3 comentários:

  1. Paraty é muito linda, mesmo!

    Vdd.. enquanto mts estão preocupados em nos atingir com mentirar, provocando a nossa vergonha.. nos crescemos e crescemos mais!


    Olha, a partir de agosto, estarei postando reportagens mensais sobre diversos assuntos. E quem os escolhe, é você. Basta votar na enquete que está do lado direito, em meu blog!

    Peço que visite o blog dos meus parceiros, está do mesmo lado direito! É muito legal.


    Na fé!
    =*

    ResponderExcluir
  2. Vc colocou mais fotos, né? Q vestidinho fofo!!! É isso aí, o q é bonito tem que mostrar! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. hahahah.. coloquei sim,,, é a prova de que eu estava lá. rsrsrrssrsrs..
    Bjinhoss

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! God Bles You!