sexta-feira, 4 de março de 2011

Cachorro morto

Uma das coisas que mais observamos no meio dos cristãos, hoje em dia, é a incoerência entre o que Deus promete e a vida que eles estão a viver. Há uma discrepância, pois mesmo Deus sendo o Todo-Poderoso e Fiel em todas as Suas Promessas, a grande maioria dos cristãos não chega a tomar posse das mesmas.

Onde estaria o problema: em Deus ou nas pessoas? Será que Deus já não é o mesmo? Muito bem, o que realmente acontece é que os filhos de Deus não se colocam no seu devido lugar, quer dizer, não assumem que têm o direito de viver uma vida digna de um filho de Rei.

É na forma de pensar que jaz o grande problema, pois quando a pessoa não se vê digna de tomar posse das Promessas Divinas, ninguém a pode ajudar, nem Deus, nem o homem, senão vejamos:

“Ora Jónatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Este era de cinco anos de idade, quando chegaram de Jezreel as novas de Saul e de Jónatas; a sua ama o tomou e fugiu e, apressando-se ela a fugir, caiu o menino e ficou coxo. O seu nome era Mefibosete.” (2 Samuel 4.4).

David queria ajudar a alguém da casa de Saul e encontraram o filho de Jónatas, que era aleijado dos pés. Este vivia em Lo-Debar, que significa escassez e miséria, quer dizer, o herdeiro do rei estava a viver no meio da miséria e da escassez. “Então, mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. E Mefibosete, filho de Jónatas, filho de Saul, veio a Davi e, prostrando-se com o rosto em terra, lhe fez reverência. E disse Davi: Mefibosete! Respondeu ele:

Eis aqui teu servo. Então, lhe disse Davi: Não temas, porque de certo usarei contigo de benevolência por amor de Jónatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai; e tu sempre comerás à minha mesa. Então, Mefibosete lhe fez reverência, e disse: Que é o teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu? Então, chamou Davi … e disse-lhe: Tudo o que pertencia a Saul, e a toda a sua casa, tenho dado ao filho de teu senhor (Mefibosete) … mas Mefibosete, filho de teu senhor, sempre comerá pão à minha mesa.” (2 Samuel 9.1-3).

O pior problema que Mefibosete tinha não era nas pernas e sim na mente. Ele tinha medo, aceitava aquela situação e considerava-se um cachorro morto. E como é que podemos observar que o seu problema não era físico (económico), mas mental (espiritual)? Quando ele verbalizou o que pensava. O cachorro, naquela época, não valia nada, e muito menos morto, pois era considerado imundo, já que se alimentava dos mortos e do próprio vómito.

Mefobosete tinha sangue real, mas vivia como o cachorro morto (zé ninguém) porque:

1. Pensava que os seus direitos não seriam validados (legitimados);

2. Pensava que deveria aceitar viver na dependência dos outros, mendigando o pão como destino ou vontade de Deus;

3. Pensava que o seu exterior (deficiência física), não lhe permitiria ser uma pessoa realizada.

À semelhança de Mefibosete, existem pessoas dentro da Igreja que aceitam viver uma vida de escassez, porque pensam mal de si mesmas, ou seja, o Povo tem Sangue Real (Sangue de Cristo), que foi derramado na cruz do Calvário, mas aceita viver como um cachorro morto. A mesma ironia também residia em Mefibosete, pois o seu próprio nome significava: “exterminador da vergonha”, ou seja, ele tinha um nome para ser grande, mas o seu complexo fazia-o viver na vergonha. Já David, não tinha sangue real, mas tinha uma mente real e a Oferta do seu coração era também real.

Ao meditarmos sobre o espírito do “cão morto”, vemos em Eclesiastes 9.4,5 o seguinte: “Para aquele que está entre os vivos há esperança… mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa…”. Mefibosete, ao considerar-se um “cão morto”, demonstrou que já não tinha mais esperança em nada, a sua ambição de uma vida melhor estava morta, pois, mesmo ele tendo sangue real, aceitava viver de migalhas.

Este é o retrato dos cristãos mornos na fé, sentem-se “mortos”, sem ambição na vida, a viver das “migalhas” passadas, não aspiram a nada melhor, mesmo tendo “sangue real”, pois, se a pessoa crê na recompensa, ou seja, numa vida melhor, ela lutará por aquilo que crê ter direito. É muito forte, pois o Espírito Santo afirma que: “assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.” (Tiago 2.17).

Por seu servo em Cristo, Bp. Júlio Freitas
O que você achou

http://bispojulio.com/

7 comentários:

  1. Deus sempre quis no colocar em um lugar preparado por ele mesmo para uma vida de abundância,mas o ser humano em geral não tem uma mente suficientemente grande para conseguir ver essa realidade.Deus tem chamado a todos nós para sermos príncipes e princesas na Terra Prometida,mas temos tanta dó e pena de nós mesmo que não nos julgamos dignos da herança do Pai.Realmente somos pecadores mas jesus Cristo ja nos limpou de todo pecado quando entregou a própria vida pela humanidade.Hoje somos limpos e sarados por Cristo,somos novas criaturas,e como filhos de Deus temos uma herança a receber.Deus disse que o melhor dessa terra é nosso então devemos parar de jogar pérolas na lama dos porcos e tomar posse de tudo que Deus preparou para cada um de nós.Se hoje você é um escolhido de Deus é porque Ele achou virtude em você.Deus o ama assim como és apenas não te deixa como estas. Deus sonhou os sonhos mais lindos para você por isso tome posse e vida a vida que o Pai tem te oferecido!Fique na Paz do senhor.

    ResponderExcluir
  2. Excelente reflexão..que possamos tomar posse das promessas..
    Mas procuro me preocupar ou melhor minha esperança está nas coisas eternas, no que não se vê..e na simplicidade do Evangelho verdadeiro de Cristo, o Amor que é Ele se dando por nós para termos uma vida eterna ao seu lado..
    Busquemos seu reino em primeiro lugar e o resto o que necessitamos virá como no oração que ele nos ensinou "O pão nosso de cada dia nos dá HOJE.."

    Shalom

    http://nairmorbeck.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. De nada adianta sem obras. Tem gente que ainda vai hj em dia na igreja e acha que ja fez demais. Pergunta quantas vezes a pessoa le a biblia e faz orações por dia? Fico triste.
    bom, tem sorteio de uma correntinha com pingente de lacinho, linda, super delicada folheada a ouro lá no meu blog. Passa lá e participe viu?!!!
    Bjuusss...
    www.lojinhav.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ah, e adorei seu blog, não consegui parar de ler!obrigada!
    www.lojinhav.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ah muito lindo o blog...comecei com o meu agora, me segue?? adorei o post viu? Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Oh...falou comigo...no nosso dia-a-dia corrido a gente se esquece das promessas de Deus que sao plenas.Minha oracao e essa ,tomar posse das bencaos.Um abraco em Cristo.Deus abencoe esse blog.Luciene.

    ResponderExcluir
  7. EStou seguindo o seu blog também viu? rs
    gostei muito dele..Deus abençoe sempre, fica na fé..bjos!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! God Bles You!