segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Sente ao banco e toque!

Gostaria de compartilhar parte de um livro que estou lendo.
Achei por acaso na Internet, conhecia apenas o autor Max Lucado, e quando vi o nome do livro "Quando Deus Sussurra Seu Nome"
Foi impossível nao dar uma palhinha e ver o que havia nele.



Então segue a Parte I

A Canção do Trovador

Minha esposa adora antiguidades. Eu não ( para mim são um pouco velhas). Mas como amo minha esposa as vesez me encontro guiando três meninas por uma loja de antiguidades enquanto Denalyn faz compras. Tal é o preço do amor.
O segredo de sobrevivencia em uma loja de relíquias em encontrar uma cadeira e um livro velho, e acomordar-se para suportar a longa jornada. Foi isso que fiz ontem depois de advertir as crianças, que olhassem com seu olhos e não com suas mãos, sentei-me numa comoda cadeira de balanço com algumas revistas life dos anos 50.
Foi nesse momento que ouvi a música. Música de Piano. Música bonita da obra de Rogers e Hammerstein. As colinas adquiriram vida com o som e a destreza do teclado.

Voltei para ver quem tocava, mas não podia ver ninguém. Me aprumei e me aproximei. Um pequeno grupo de ouvintes tinha se juntado diante do velho piano vertical. Entre os móveis podia ver as pequenas costas do pianista. Opa. Só é de uma menina! Dando mais alguns passos pude ver seus cabelos. Curto, loiro e gracioso como... Surprendente é Andréia.

Nossa filha de sete anos estava sentada no piano percorrendo com suas mãos o teclado de ponta a ponta. Fiquei aturdido.. Que presente do céu era este, que possa tocar de tal maneira? Terá se ativado algum gene que ela herdou da família? Mas ao aproximar-me mais, pude ver o verdadeiro motivo. Andréia "tocava" um piano automático. Não produzia música; A seguia. Não tinha o controle do teclado mas tentava seguir o ritmo. Embora parecesse executar a canção, na verdade só tentava seguir o ritmo de uma canção ja escrita. Quanto uma tecla se abaixava, suas mão disparavam.

Ah! Mas se pudesse ter visto seu pequeno rosto alegre e feliz! Olhos que dançavam do mesmo modo que teriam seus pés se fosse possível por-se em pé e tocar ao mesmo tempo.

Percebia porque estava tão feliz, sentou-se para tocar "Schopstick" (canção simples tocada pelas crianças), mas em vez disso tocou "The Soun of Music" ( Tema do filme A Novicia Rebelde) ainda mais importante que isso, era que era Impossivel fracassar. Alguém maior que ela determinava o som. Andréia tinha liberdade de tocar o que quizesse sabendo que a música nada sofreria.
Não é se surpreender que ela se regozijasse. Tinha motivos para faze-lo e também nos temos.

Deus nao nos prometeu o mesmo?  Nós sentamos diante do teclado dispostos a tocar uma única canção que sabemos, mas descobrimos uma nova canção.  Um melodia sublime. E ninguém se surpreende mais que nós mesmo, quando nossos esforços anemicos se transformam em momentos melodiosos.

Você tem, sabe? Uma canção completamente sua.  Cada um de nós a tem. A unica pergunta é: Vai tocá-La?

Ao olhar como Andréia tocava esse na loja, obsei um par de coisas.

Notei que o piano recebia todo o crédito. A multidão reunida apreciava os esforços de Andréia, mas conhecia a verdadeira fonte da música. Quando Deus Opera, sucede o mesmo. É possível que aplaudamos o discipulo, mas ninguém sabe melhor que o proprio discipulo quem merece o elogio.

Mas isso não impede que o discipulo se sente no banco. Certamente não impediu que Andréia de sentasse ao piano. Porque? Por que sabia que não era possivel fracassar. Mesmo sem compreender como funcionava, sabia o que fazia.

E assim se sentou ao teclado e foi uma experiencia memorável. Ainda quando seja possível e não copreenda como opera Deus, você sabe o que Ele Faz.
Então, adiante. Aproxime um banco, sente-se ao piano e toque.

Fonte: Max Lucado, Quando Deus sussura seu Nome

"Deus sempre tem o controle de Tudo, quando você senta ao banco, e é Ele quem nos capacita"





3 comentários:

  1. Amei a comparação... Qdo entregamos a vida nas mãos de Deus é como se escolhessemos uma linda sinfonia, nos sentássemos no piano e tivéssemos a certeza de que sairia linda! Eu não sei tocar a minha vida, mas é em frete a Este Piano q quero sentar... e sei q a sinfonia será linda! Obra do Pai!

    ResponderExcluir
  2. Que Belo texto!"Deus sempre tem o controle de Tudo, quando você senta ao banco, e é Ele quem nos capacita"
    Eu precisava ler esta frase.

    Na fé.

    ResponderExcluir
  3. Olá querida amiga...
    vim oferecer meu selinho: "Meu coração está neste blog", espero que gostes...te espero...
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! God Bles You!