terça-feira, 28 de julho de 2009

Entrevista Especial

Espaço Aberto: Entrevista

27 07 2009

Hoje no espaço aberto a entrevistada é Lúcia Nikkel do blog Graça Renovada.

…Todo incrédulo é um crente em potencial…(Lúcia Nikkel)

QUEM É A LÚCIA NIKKEL?

L.Nikkel: Uma pessoa normal, atualmente dona-de-casa, que vive arranjando alguma coisa para fazer. Fiz um curso de web design ano passado e estou me aventurando nisso. Moro em Curitiba, tenho 30 anos, sou casada há quase 7 anos e não tenho filhos. Gosto de passar meu tempo com o maridão e os amigos. Cinema e programas “gastronômicos” são os meus passatempos preferidos. Aliás, cozinhar é uma das coisas que faço melhor e gosto de fazer, não é à toa que engordamos “um pouco” após o casamento.

PROFESSORA, ESPOSA, OBREIRA, BLOQUEIRA, COMO VOCÊ CONSEGUE CONCILIAR TODAS ESSA TAREFAS?

L.Nikkel: Sou formada em Letras português-inglês pela PUC-PR, mas atualmente não exerço a profissão de professora. Minha prioridade é cuidar do maridão, que precisa de muito apoio devido à dedicação ao trabalho que lhe toma muito tempo. Nem sempre consegui conciliar bem tudo isso em minha vida, mas buscando orientação de Deus, Ele sempre responde e não foi diferente comigo. Organizo-me por prioridades mesmo: Em primeiro lugar minha vida com Deus e em segundo meu cônjuge, meu casamento. Depois vem o trabalho – no momento sou executiva de trabalhos domésticos – e em seguida meu ministério como Obreira da IURD. Sem equilíbrio e organização não tem como conciliar nossa vida.

ENCONTRAMOS NO SEU BLOG ESTA CITAÇÃO “NÃO SOU GATO DE IPANEMA, SOU BICHO DO PARANÁ” O QUE É QUE VOCÊ QUER DIZER?

L.Nikkel: É uma referência à música famosa por aqui, “Bicho do Paraná” de João Lopes. É apenas mais uma maneira de me identificar, principalmente sendo Curitibana nata. Os paranaenses, principalmente os Curitibanos, têm fama de “bicho-do-mato” por serem considerados antipáticos e chatos. A verdade é que somos muito exigentes, inclusive muitas empresas testam seus produtos por aqui antes de lançarem no mercado, para testarem o índice de aceitação – se o Curitibano aprovar o sucesso é garantido.

O QUE É MAIS IMPORTANTE, O QUE AS PESSOAS PENSAM DE SI OU QUE VOCÊ PENSA DE SI MESMA?

L.Nikkel: Com certeza o que penso de mim mesma. Contudo isso não quer dizer que não ligue para o que os outros pensam de mim. Sou uma pessoa que procura sempre agradar e melhorar meus relacionamentos. Porém não me abalo facilmente devido à opiniões, tenho muita certeza do que penso e quero para minha vida. Respeito cada opinião, mas sou eu que escolho os meus caminhos.

QUAL É A SUA RELAÇÃO COM A IURD?

L.Nikkel: A IURD é minha mãe espiritual. Foi lá que me encontrei no pior momento da minha vida, em que ninguém poderia fazer nada por mim. A Igreja Universal me ensinou o que é ser filha de Deus, meus “direitos e deveres”. Amo e defendo essa obra como defenderia minha mãe ou pai. É lá que me realizo como pessoa, não há nada melhor do que poder ‘dar’ de mim mesma. Ser voluntária como obreira é algo muito especial, pois me permite ajudar àqueles que chegam lá desiludidos da vida, mostrar que sempre há uma solução, mesmo quando tudo diz o contrário.

QUAL FOI A EXPERIÊNCIA MAIS MARCANTE QUE VOCÊ JÁ TEVE COM DEUS?

L.Nikkel: Vou transcrever aqui parte de uma postagem que fiz recentemente, onde falo sobre a experiência mais maravilhosa que já tive com Deus: “Mais especificamente no meio evangélico, existem certas expressões, o tal ‘evangeliquês’ que por muitas vezes acabam por confundir nossas cabeças, tornando o que é simples em algo complicado.
Normalmente falamos em ‘aceitar Jesus’, ’se converter’, ‘ter um encontro com Deus’, ‘mudar de vida’, etc., e em vários casos usamos tudo significando a mesma coisa. Porém percebi que quem se converte dos seus maus caminhos não quer dizer que já tenha tido um encontro com Deus ou mudado de vida. E com esse engano vamos nos convencendo de que porque eu escolhi pautar minha vida conforme a Bíblia, eu também já tive um encontro com Deus e mudei de vida. Mas a verdade é que é possível ser honesto, ir à igreja regularmente, orar regularmente e até receber dádivas e milagres sem ser filho de Deus, que, no fim das contas é o que realmente importa, uma vez que buscamos uma vida agradável hoje, mas principalmente a vida eterna no céu. Contudo, para ser filho de Deus precisamos nascer de novo, pois nascemos do ventre materno na natureza pecaminosa, como criaturas e não filhos.
Nascer de novo, nascer do Espírito de Deus, é um parto também, porém quem sente as dores somos nós, que estamos nascendo. Acredito que não haja uma regra tipo: “como nascer de Deus em 3 passos”, rsrsrsrs, mas o que posso contar da minha experiência é que eu pedi pra Deus me dar um amor tão grande por Ele que eu pudesse sentir no meu peito. Porque eu já estava na igreja, já evangelizava, ajudava as pessoas, era dizimista, ofertante, mas eu SABIA que faltava alguma coisa, sabia que tinha pessoas que amavam a Deus mais que eu, que se preocupavam mais com os necessitados do que eu e que se entregavam mais a Deus do que eu. Na verdade, eu gostava de Deus, SABIA que não teria como sobreviver sem ele, mas não sentia um amor como sinto por meu marido, por minha mãe, meu pai. Não que seja necessário sentir qualquer coisa, mas pra mim amor é um sentimento e se eu não sinto como posso saber se tenho esse sentimento? Não espero que todos me entendam aqui, até porque não é uma coisa simples e cada um tem experiências próprias com Deus, mas para mim foi assim. Só sei que passei por uma situação em que ou eu fazia a minha vontade ou fazia a de Deus (outra hora conto melhor), mas fazer a vontade de Deus era uma verdadeira loucura. E foi tão duro e difícil abrir mão dos meus desejos, tão dolorido, e essa dor me levou ao novo nascimento, o sofrimento se transformou em júbilo e as lágrimas, em pranto de alegria. E senti um amor tão grande por Deus explodir em meu peito, como se fosse a primeira vez que via meu verdadeiro Pai. E posso dizer que tudo mudou, eu mudei, passaria por tudo novamente milhares de vezes, porque vale a pena.

LOUVAR, EVANGELIZAR, E FAZER CARIDADE, QUAL DAS 3 PALAVRAS TEM UM SIGNIFICADO PROFUNDO PARA SI? E PORQUÊ.

L.Nikkel: Evangelizar. Porque além de ser possível evangelizar através do louvor e da caridade, todos os cristãos são chamados a levar a palavra de Deus “aos confins da terra”. Evangelizar nos leva a colocar as outras pessoas antes de nós, fazendo com que abdiquemos de um tempo de descanso para investir na vida dos outros; sem dizer que ao alcançar uma alma para Cristo estamos invadindo o inferno. Foi no grupo de Evangelização da IURD que tive minha base espiritual e fiz ótimas amizades, amigos mais chegados que um irmão.

QUAL SERIA DO SEU PONTO DE VISTA A MELHOR MANEIRA DE LIDAR COM UMA PESSOA INCRÉDULA?

L.Nikkel: No meu ponto de vista, a melhor maneira de lidar com uma pessoa incrédula é agir como trato qualquer outra pessoa. Não gosto de rótulos. Quero ser valorizada pelo que eu sou e procuro fazer o mesmo com todos. Se eu rotular alguém, como posso reclamar ao ser rotulada de fanática por ser da Igreja Universal? E todo incrédulo é um crente em potencial, minhas atitudes e palavras podem aproximá-la ou afastá-la de Deus.

COMO E QUANDO SURGIU O BLOG GRAÇA RENOVADA?

L.Nikkel: Blogar foi uma maneira que encontrei de extravasar tudo que se passa dentro de mim. Comecei com o ‘Lúcia in the sky’, onde falo da minha vida, desabafo quando preciso e divido emails engraçados e interessantes que recebo. Mas achei que precisava de um lugar especial para arquivar minhas experiências com Deus. Já tive vários cadernos de anotações, mas acabei perdendo, então achei que seria mais difícil perder um caderno virtual. Esse ano comecei a escrever no Graça Renovada e muito timidamente a divulgar, tive muita insegurança, mas quando, em maio, li o texto “Gente, IURD e Web 2.0″ no blog do Pr. Paulo meus receios caíram por terra e me joguei de vez no mundo virtual.

O QUE DIRIA A UMA PESSOA QUE ESTÁ PENSANDO SERIAMENTE EM SER UM BLOGUEIRO?

L.Nikkel: Vá em frente! Se dedique e tenho certeza de que você só tem a ganhar. É ótimo em todos os sentidos, nos permite estar mais ‘ligados’ no mundo como um todo, aprendemos sob diferentes pontos de vista e é possível fazer amizades com pessoas especiais que moram em lugares distantes, coisa que se não fosse virtualmente seria muito difícil.

VOCÊ PRETENDE NO FUTURO TER ALGUM RETORNO FINANCEIRO COM O BLOG? ARGUMENTE A SUA RESPOSTA.

L.Nikkel: Não tenho certeza, talvez. Não vejo mal nisso, mas às vezes compromete a estética do blog. Se algum dia resolver fazer isso, será secundário e não quero nada que seja inconveniente aos meus leitores. E terá que ser controlado, pois existem certos anúncios que não quero ver no meu blog, nenhum dinheiro pagaria isso. Por outro lado, não vejo problema algum e até acho interessante quando são anúncios bacanas, úteis.

USE ESSE ESPAÇO PARA DEIXAR UMA MENSAGEM PARA OS LEITORES DESSA ENTREVISTA?

L.Nikkel: Agradeço ao seu carinho em dispensar tempo para ler um pouquinho sobre mim. Espero que tenham gostado. Como puderam ver, sou uma pessoa normal, minha vida é como a sua, mas com um segredo: sou feliz 100% do tempo. Mesmo quando passo por problemas, sou feliz. Tenho momentos tristes, mas meu interior tem paz sempre. E essa é a minha maior conquista – na verdade um presente de Deus, reservado para Seus filhos. Se você não se sente assim, comece a pedir a Deus, a buscar a verdadeira felicidade Nele. A Bíblia diz “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo coração” (Jeremias 29:13) - Deus não vai te desapontar, pode confiar. E fiquem atentos!! Essa semana vou lançar uma promoção para que minha entrevista seja campeã de comentários!! Acompanhe meus blogs para não perder!!

Girouniversal

5 comentários:

  1. Ola, minhas queridas amigas!!!
    Achei super essa entrevista.. rsrsrs muito bacana.
    Beijos a todas!!

    ResponderExcluir
  2. muito criativo esta ideia de entrevistar outro blogueiro, gostei muito, bem original.
    Fique na paz!

    ResponderExcluir
  3. Super bacana essa entrevista!
    gostei muito.

    Um forte abraço querida.

    ResponderExcluir
  4. Seu blog é um amor! Passe no meu blog de selinhos e pegue o seu.

    Com Carinho,

    Bete

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! God Bles You!